Quem Quer ser Vereador?
As eleições
de 2024 em Itatiba oferecerão excelentes oportunidades para conquistar uma vaga
na Câmara Municipal. São duas boas notícias: a primeira é o aumento de duas
cadeiras no legislativo itatibense, que passará a ter dezenove vereadores a
partir de 2025, e a segunda, é a redução no número de postulantes. Cada partido
ou federação poderá inscrever até vinte candidatos, em comparação com os 26
permitidos por legenda no último pleito. Além disso, a possível, não reeleição
de alguns dos atuais vereadores, podem abrir mais algumas oportunidades.
Para quem quer
ser vereador, é crucial estudar a representatividade e as estratégias dos seus
principais concorrentes: os atuais legisladores. Concorrentes que contam com a visibilidade
do cargo, assessores remunerados, e com poder político. Todos foram eleitos com
planejamento e com nichos eleitorais consolidados.
A
comunicação deles merece uma atenção especial. Analise como eles se comunicam,
se são discretos ou midiáticos, se defendem alguma pauta. Observe os que fazem discurso
de oposição, e os que são porta-vozes da administração, e por fim, se são apenas
“papagaios de pirata”, que adoram aparecer ao lado do prefeito. Em outubro, o
papagaio poderá ficar sem o seu pirata e, este, por sua vez, com um novo louro
em seus ombros.
Quinto Túlio
Cicero – 64 a.C, no seu manual de “Como Ganhar uma
Eleição”, destaca três elementos que cativam o eleitor a dar apoio a um
político: um favor, a simpatia espontânea e uma esperança. E é sobre a
esperança que você, pré-candidato, tem que trabalhar na sua comunicação. Faça
uma retrospectiva de sua vida, estude uma pauta que você domine. Crie reputação!
Posicione-se, mostrando para o eleitor que você é a esperança, a ferramenta
para resolver as necessidades e dores da comunidade.
A atual
legislação eleitoral, permite de forma restrita, que os pré-candidatos realizem
sua pré-campanha. Só não podem pedir votos, postar abertamente que é candidato
e abusar do poder político e econômico. Agora é o momento de você construir
reputação e segmentar o seu eleitorado. Fortaleça os laços e conexões com a
comunidade, estruture a sua base de mobilização e monte uma estrutura mínima
com profissionais de comunicação, de marketing político e de mídias sociais.
Evite postagens
impulsivas nas redes sociais sem definir o seu discurso, sem entender o cenário
político da cidade e as principais necessidades da comunidade. Deixe a vaidade
de lado, fale menos de você e mais do que interessa ao eleitor. Evite promessas
vazias que não serão cumpridas.
Para
concluir, a janela eleitoral com início em 6 de março, se encerra em 6 de abril
e, também, é o último dia para você se filiar. Acompanhe as trocas de partidos
dos atuais vereadores, estude as composições de cada chapa e avalie as suas
possibilidades. Quanto ao dinheiro do fundo eleitoral, trate-o como uma
possível lenda urbana. Se vier, será ótimo.
Artigo publicado no Jornal de Itatiba - edição digital, Coluna Opiniões 06/01/2024
Ótimo artigo !! Parabéns pela iniciativa.
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