segunda-feira, 26 de agosto de 2019

TRÊS DOCUMENTÁRIOS SOBRE ESTRATÉGIAS ELEITORAIS





Crise é o Nosso Negócio (Or Brant is Crises – EUA/2005). Direção Rachel Boyton
Eleições presidenciais na Bolívia - 2002

O documentário retrata as estratégias utilizadas no marketing eleitoral na campanha do ex-presidente Gonzalo Sánches de Lozada, o "Goni'". A campanha foi realizada pelo americano de James Carville, que levou Bill Clinton a presidência dos EUA. O filme mostra temas como a manipulação de opinião, reposicionamento de imagem, pesquisas, mídia training e propaganda negativa. Todo o dia a dia da campanha é registrado pelo documentário. Evo Morales, o atual presidente também disputa esta eleição.

Dica: Assista como se estivesse em uma sala de aula, fiquem atentos às cenas com reuniões sobre estratégias e pesquisas e anote tudo o que puder.


Vocação do Poder (BR/2005, 110min). Direção: José Joffily e Eduardo Escorel.
Eleições proporcionais na cidade do Rio de Janeiro - 2004
O documentário acompanhou a campanha de seis candidatos neófitos na política. Mostra desde o inicio da pré-campanha nas convenções partidárias, elaboração das estratégias, o corpo a corpo, a militância, aplicação dos recursos, até o resultado final da eleição.
Os novatos políticos que participam do documentário e seus partidos na época são: André Luiz Filho (PMDB) – filho de políticos assistencialistas na periferia do Rio; Carlo Caiado (PFL) discípulo do ex-prefeito César Maia; MC Geleia (PV), rapper e produtor musical “que fala a língua da periferia”; a pastora evangélica Márcia Teixeira (PL); Antonio Pedro (PSDB), com reduto, na zona sul da cidade e Felipe Santa Cruz (PT), atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Felipe, recentemente, foi vitima da língua produtora de crises do presidente Bolsonaro.  
Dica: assista com amigos, assessores, discutam as estratégias. Antes do final, de uma pausa no filme e listem quais dos seis candidatos o grupo acha se elegeu.
Fique atento: várias das ações e estratégias mostradas no documentário são proibidas pela atual legislação eleitoral.   

Garimpeiros do Voto – (BR/2008 – 72 min.) Direção Ernesto Rodrigues
Eleições majoritárias da cidade do Rio de Janeiro - 2016
O mais recente dos três documentários. Atualíssimo e extremamente relevante para o cenário com a nova legislação eleitoral. Mostra as alternativas encontradas numa eleição com menos dinheiro, menos tempo de televisão e num cenário pós o impeachment de Dilma Rousseff e da operação lava jato. Nesta eleição o uso das redes sociais se profissionaliza. Fizeram seu papel em influenciar, mobilizar e captar recursos. Foram entrevistados alguns dos principais responsáveis pela comunicação e pelo marketing das campanhas, além de depoimentos de profissionais de marketing político, social medias e especialistas em legislação eleitoral.
Dica: Fiquem atento as estratégias de combate aos fake news e o uso das campanhas negativas e, principalmente, aos depoimentos dos analisas digitais.




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