Crise é o Nosso Negócio (Or Brant is Crises – EUA/2005). Direção Rachel Boyton
Eleições
presidenciais na Bolívia - 2002
O documentário retrata as estratégias
utilizadas no marketing eleitoral na campanha do ex-presidente Gonzalo Sánches
de Lozada, o "Goni'". A campanha foi realizada pelo americano de
James Carville, que levou Bill Clinton a presidência dos EUA. O filme mostra
temas como a manipulação de opinião, reposicionamento de imagem, pesquisas,
mídia training e propaganda negativa. Todo o dia a dia da campanha é registrado
pelo documentário. Evo Morales, o atual presidente também disputa esta
eleição.
Dica: Assista como se estivesse em
uma sala de aula, fiquem atentos às cenas com reuniões sobre estratégias e
pesquisas e anote tudo o que puder.
Vocação do Poder (BR/2005, 110min).
Direção: José Joffily e Eduardo Escorel.
Eleições proporcionais na cidade do Rio
de Janeiro - 2004
O documentário acompanhou
a campanha de seis candidatos neófitos na política. Mostra desde o inicio da pré-campanha
nas convenções partidárias, elaboração das estratégias, o corpo a corpo, a
militância, aplicação dos recursos, até o resultado final da eleição.
Os novatos políticos que participam do documentário e seus partidos na época são: André Luiz Filho
(PMDB) – filho de políticos assistencialistas na periferia do Rio; Carlo Caiado
(PFL) discípulo do ex-prefeito César Maia; MC Geleia (PV), rapper e produtor
musical “que fala a língua da periferia”; a pastora evangélica Márcia Teixeira
(PL); Antonio Pedro (PSDB), com reduto, na zona sul da cidade e Felipe Santa
Cruz (PT), atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Felipe,
recentemente, foi vitima da língua produtora de crises do presidente Bolsonaro.
Dica: assista com amigos, assessores, discutam as estratégias. Antes
do final, de uma pausa no filme e listem quais dos seis candidatos o grupo acha
se elegeu.
Fique atento: várias das ações e estratégias mostradas no documentário
são proibidas pela atual legislação eleitoral.
Garimpeiros do Voto – (BR/2008 – 72 min.)
Direção Ernesto Rodrigues
Eleições majoritárias da cidade do Rio
de Janeiro - 2016
O mais recente dos
três documentários. Atualíssimo e extremamente relevante para o cenário com a
nova legislação eleitoral. Mostra as alternativas encontradas numa eleição com
menos dinheiro, menos tempo de televisão e num cenário pós o impeachment de Dilma
Rousseff e da operação lava jato. Nesta eleição o uso das redes sociais se
profissionaliza. Fizeram seu papel em influenciar, mobilizar e captar recursos.
Foram entrevistados alguns dos principais responsáveis pela comunicação e pelo marketing
das campanhas, além de depoimentos de profissionais de marketing político,
social medias e especialistas em legislação eleitoral.
Dica: Fiquem atento as estratégias
de combate aos fake news e o uso das campanhas negativas e, principalmente, aos
depoimentos dos analisas digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor coloque nome completo, se possivel, um contato.
Obrigado e um forte abraço