domingo, 17 de outubro de 2010

Eleição 2012 – Já estamos em plena campanha

A eleição de deputados federais e estaduais apoiados por líderes itatibenses, em 3 de outubro, traçou um claro o cenário para a campanha municipal de 2012, quando o eleitor escolherá o seu prefeito e os seus vereadores. Os resultados das urnas fortaleceram o prefeito João Fattori e apontaram seus três prováveis concorrentes na campanha de reeleição para o período de 2013 a 2017.
O PSDB do Prefeito João Fattori foi o grande vencedor em 2010. Contribuiu para eleger o jundiaiense Luis Fernando e mais três outros deputados federais com os votos dos itatibenses: Vaz de Lima, Carlos Sampaio e José Aníbal. Os tucanos conquistaram 19,25% dos votos para a Câmara dos Deputados aqui em Itatiba, a maior parcela entre todos os partidos. Elegeram ainda para a Assembléia Legislativa do Estado Ari Fossem, de Jundiaí, e Célia Leão, de Campinas. O resultado nos faz torcer para que, com os 4.623 votos de Itatiba, a deputada Célia Leão se disponha a atuar em benefício de nossa cidade nesse seu sexto mandato na Assembléia.
O Partido Verde foi o segundo colocado na votação dos itatibenses, com 17,82%. O partido saiu fortalecido pela votação conquistada por Chico Santa Rita, 11,66% dos votos, e elegeu Roberto Santiago, de Piracaia, com o apoio de algumas lideranças locais da legenda. O PV também elegeu dois deputados estaduais, Feliciano e Rita Passos, e ganhou prestígio com a ascensão de Marina Silva na reta final da campanha presidencial.
O DEM mostrou-se dividido em três alas na campanha eleitoral: Penteado, Bando e Monte, com cada um apoiando uma candidatura diferente. Apesar da falta de consenso, o partido elegeu para a Câmara dos Deputados Guilherme Campos (Penteado) e Rodrigo Garcia (Bando) e conquistou a fatia de 12,5% dos votos. Há uma corrente na cidade que aposta em Vitório Bando como pré-candidato à Prefeitura nas eleições de 2012. Mas existe a possibilidade de Roberto Penteado, aliado de confiança do prefeito, atropelar o PV para compor com o PSDB e conquistar a vaga de vice na campanha de reeleição de João Fattori. Flávio Monte segue os preceitos do pai.
O PMDB, que historicamente pouco se mobilizava em Itatiba em uma campanha para Deputados, neste ano apoiou a candidatura da Dra. Adriana, de Valinhos para deputada estadual. A candidata não obteve uma boa votação em Itatiba nem foi eleita. Mas, o partido tem grande história e relacionamentos na cidade. Virá certamente forte e organizado em 2012.
O PPS de Húngaro e de Marina mostrou-se nas eleições deste ano sem a imensa dose de entusiasmo de 2006. Mas, mesmo assim, contribuiu para eleger os seus principais candidatos, Arnaldo Jardim (federal) e Davi Zaia (estadual) , que nunca ajudaram Itatiba, e também para federal o ex-prefeito de Indaiatuba José Onério. O partido continua estruturado e com força para 2012. A dupla Húngaro-Marina sabe fazer campanha política na cidade.
No PSB, Chinelo mais uma vez não emplacou. Mas ele vota e é presidente do diretório de Araçatuba, portanto esta fora da disputa em Itatiba. Diferente de David Bueno, com seus 34,3 % dos votos para deputado estadual, já se coloca como adversário de Fattori em 2012. Com os votos de Itatiba, ajudou a eleger seu parceiro de dobradinha, o campineiro Jonas Donizete, para a Câmara dos Deputados. David mostrou garra, entusiasmo e carisma na campanha.
A família Carbonari e o PTB se saíram muito bem das eleições. Com esse apoio, o senador Tuma conquistou 24,8% dos votos na cidade, e Campos Machado foi eleito deputado estadual. Há tempos, eles sonham com a Prefeitura de Itatiba. Estarão, com certeza, no páreo em 2012.
Na última hora, Adilson Rossi, do PSC, surgiu como opção genuinamente de Itatiba para a Assembléia Legislativa. O candidato optou por uma campanha simples, na qual seu pai, o pastor Waldemar Rossi, fez um tradicional corpo-a-corpo com os eleitores. Adilson conquistou 695 votos entre os itatibenses e tornou-se o nosso único representante da cidade na Assembléia.
Com o apoio dos líderes locais, 17 representantes da região, principalmente de Campinas e de Jundiaí, foram eleitos para a Câmara dos Deputados e a Assembléia Legislativa com votos dos itatibenses. Todos os itatibenses esperam que estas lideranças e o prefeito João Fattori se mobilizem para cobrar destinação de recursos necessários para a cidade e para atrair investimentos para Itatiba. Temos ainda muitas áreas carentes, que dependem dos governos federal e estadual.
A disputa para 2012 já está sendo planejada na Siqueira de Moraes. A Prefeitura está licitando para contratar uma agência de publicidade, no valor de R$ 2,6 milhões, para cuidar de sua comunicação. Em breve, a cidade receberá a retransmissão de uma rede de televisão, com parte da programação gerada possivelmente pela Prefeitura de Itatiba. Sem dúvidas, já estamos em plena campanha.
Para terminar, uma questão que merece ser refletida: O PPS é forte aliado do PSDB em São Paulo. Será que esta aliança vai se repetir em Itatiba?

Artigo publicado no Jornal de Itatiba-Diário em 17/10/2010 pg B6

Um comentário:

  1. Caro Fábio. Com esta usa reflexão sobre o resultado das eleições em Itatiba e os cenários que se podem esperar para 2012, você se qualifica para articular uma grande campanha local, ou até mesmo sair candidato à vereança. Você com esse seu jeito mineirim, pode chegar lá, podes crer. Boa sorte. Abraços, Roberto Martins

    ResponderExcluir

Favor coloque nome completo, se possivel, um contato.
Obrigado e um forte abraço